Insights

View of the Week #46: O Índice de Miséria e o bem-estar da população

16 setembro 2024

Criado na década de 1970 pelo economista Arthur Okun (mais conhecido pela “Lei de Okun”, que relaciona o crescimento do PIB à taxa de desemprego), o Misery Index (Índice de Miséria em tradução livre) representa a soma da taxa de desemprego ajustada pela sazonalidade e da inflação ao consumidor acumulada em 12 meses. Este índice funciona como uma métrica simples para medir o bem-estar da população – quanto mais altos esses indicadores, maior o impacto negativo na qualidade de vida da população, uma vez que tanto a inflação quanto o desemprego elevado tendem a piorar a situação do cidadão médio.

 

O gráfico desta semana apresenta uma estimativa do Índice de Miséria do Brasil (no eixo da direita) e seus componentes (inflação e taxa de desemprego, no eixo da esquerda) desde o início dos anos 2000, período logo após o fim da hiperinflação que antecedeu a implementação do Plano Real.

 

Para ampliar a série histórica, usamos uma estimativa mais longa da taxa de desemprego, conforme a metodologia explicada no View of the Week #12. Observa-se que o período de queda simultânea da inflação e do desemprego desde o pós-pandemia levou o índice a um nível historicamente baixo, embora ainda elevado em comparação com padrões internacionais.

 

View of the Week é uma série semanal da Turim onde, a partir de um gráfico, faremos uma análise e reflexão sobre diversos tópicos relacionados a gestão de patrimônio, mercados, economia, história e tendências.

Voltar