Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
No nosso webinar mensal de janeiro, nossos especialistas analisam os movimentos que impactaram a política monetária global ao longo do último mês. Desde o ano passado, os bancos centrais enfrentam um ciclo de alta de juros – mas agora com algumas divergências.
Nosso estrategista Nelson Abrahao destaca que a autoridade monetária da Zona do Euro já comunicou que pretende manter o ritmo de alta de juros em sua próxima reunião, uma vez que a inflação continua desconfortavelmente elevada e incompatível com os objetivos do comitê. Em contrapartida, na Inglaterra, a perspectiva é de que esse ciclo seja interrompido mais rapidamente.
Já no Brasil, mesmo com a atividade e a inflação surpreendendo para baixo – o que condiz com um cenário de corte de juros – a expansão fiscal e os ruídos entre a autoridade monetária e o executivo tem gerado preocupação, sobretudo no que se refere ao cumprimento das metas de inflação nos próximos anos.
“O lado fiscal preocupa o BC, pois é uma injeção de demanda e aumenta o risco de inflação no país. Com isso, a autoridade monetária fica impedida de cortar os juros de maneira mais forte. A questão fiscal segue como um calcanhar de Aquiles do Brasil”, afirma Nelson.
O webinar contou também com as participações de Leonardo Martins Moraes, co-CEO da Turim; Henrique Santos, CFA portfolio manager; e Pedro Hokama, analista de equity.